quinta-feira, maio 25, 2006

ECOPONTO DOMÉSTICO

Já se encontra à venda nas grandes superfícies o novo ecoponto doméstico tripartido, fabricado pela OTTO Industrial, em parceria com a Sociedade Ponto Verde (SPV). O ecoponto dispõe de uma divisão para o plástico e o metal, outra para papel e cartão e por fim, uma divisão para o vidro, à semelhança do que sucede com os ecopontos de rua.
O produto lançado pela SPV surge como resposta à necessidade manifestada pela população de encontrar um equipamento que permitisse fazer de forma correcta e eficaz a separação dos resíduos em casa, para posterior reciclagem.
Segundo um estudo recente encomendado pela SPV à Metris/Gfk, os cidadãos afirmaram que participariam mais na separação se tivessem ao seu alcance meios para o fazer, nomeadamente ecopontos domésticos. O mesmo estudo refere que cerca de 80% dos inquiridos afirmam utilizar sacos de supermercado para proceder à separação de resíduos.
Indo ao encontro das necessidades da população, este ecoponto foi dimensionado para caber debaixo de qualquer lava-loiça, e nele podem ser utilizados os vulgares sacos de supermercado.
A venda dos novos ecopontos domésticos superou todas as expectativas, o que se percebe perfeitamente se tivermos em conta que em apenas mês e meio foram comercializadas quatro mil unidades por semana, o dobro do previsto.
Depois deste sucesso, a SPV prepara-se para abrir concurso para um Ecoponto Familiar. Este novo ecoponto destina-se a quem produz mais embalagens e que por outro lado, tem menos disponibilidade para se dirigir ao ecoponto da sua zona. Ainda de acordo com a SPV o novo modelo de ecoponto deve ter uma capacidade aproximada de 80 litros (o dobro do ecoponto doméstico), três divisórias que se distingam através das cores utilizadas no ecoponto convencional e pedal para abertura da tampa.
Para Henrique Agostinho, Director de Comunicação da SPV, este é um desafio interessante, “vamos escolher um novo modelo de ecoponto e promover a sua distribuição e divulgação. Só estamos à espera de propostas de fabricantes desta área que queiram aproveitar esta fantástica oportunidade de negócio”.
Quanto a nós, resta-nos esperar que cheguem novidades. E já sabe, se não quer correr o risco que o seu filho o obrigue, continue a reciclar!

SAUDAÇÕES AMBIENTAIS

Site recomendado: http://www.pontoverde.pt/ - Sociedade Ponto Verde

1 comentário:

Anónimo disse...

boa tarde aki a natacha e vivo em mocambique e tou fazendo um projecto de meio ambiente e pretendo colocar ecopontos e gostei dos ecopontos domesticos e gostaria de encomendar para o meu pais como posso fazer chegar aguardo a resposta