sábado, maio 27, 2006

PONTE DE SÔR A ENERGIA SOLAR

Caros leitores, é com muita alegria que vos comunico uma boa noticia para o ambiente da nossa região. Desta feita falo-vos em concreto de Ponte de Sôr.
Com o objectivo de tentar minimizar os custos de gás, a autarquia de Ponte de Sôr lançou um concurso para a aquisição de painéis solares a instalar no complexo desportivo
Em declarações ao portal AmbienteOnline (http://www.ambienteonline.pt/), Sandra Catarino, técnica da autarquia, explicou que o aquecimento das piscinas é um dos principais responsáveis pelo consumo daquele recurso.Através do uso às energias renováveis, «pretendemos alcançar uma poupança de aproximadamente 90 por cento», sublinhou. Para além da piscina, os painéis serão também instalados no estádio municipal, campo multiusos e pavilhão desportivo.Esta tem sido uma das apostas do Executivo municipal, liderado por João Taveira Pinto, que pretende instalar aqueles instrumentos nas escolas do 1º ciclo. «Estão a decorrer concursos para remodelação desses estabelecimentos de ensino, cujas empreitadas contemplam a instalação de painéis solares. O mesmo acontece com os novos centros comunitários», acrescentou.A base de licitação é de cerca de 335 mil euros e o concurso destinado à montagem e fornecimento de painéis solares para a zona desportiva terá a duração de 70 dias, contado a partir da data de adjudicação. Segundo Sandra Catarino, a intenção da câmara municipal é a de que os painéis já possam estar a funcionar no final do próximo semestre.O financiamento será assegurado por verbas inscritas no orçamento do município e o contrato enquadra-se no Programa Operacional da Energia.
Já aqui vos falei, em artigos anteriores, da importância em apostar nas energias renováveis, diminuindo assim a dependência do petróleo, pelo que considero esta opção, por parte da autarquia de Ponte Sôr, uma mais valia para toda a população em geral assim como, inevitavelmente, para o ambiente.
Boas práticas são sempre de louvar, pelo que expresso aqui os meus parabéns pela iniciativa.

SAUDAÇÕES AMBIENTAIS

Sem comentários: