sábado, maio 27, 2006

RECICLAGEM DE ÓLEOS USADOS

O aproveitamento dos óleos alimentares usados para combustível poderá ser o ponto de partida para um futuro mais sustentável.
O Ministério do Ambiente acaba de promover um acordo, de carácter voluntário, que visa garantir a recolha dos óleos alimentares e o respectivo encaminhamento para as empresas autorizadas que procedem ao seu aproveitamento, como é o caso das que produzem biocombustível.
Nesta primeira fase, pretende-se efectuar a recolha dos óleos nos estabelecimentos de restauração, uma vez que ainda existe uma grande quantidade de óleos que são enviados para o esgoto e/ou para o lixo, contaminando assim as águas e os solos. Estima-se que em Portugal sejam produzidas cerca de 125.000 toneladas deste resíduo pelo que se o podermos reaproveitar, podem daí advir inúmeras vantagens.
Até 2007 pretende-se recolher e valorizar 30% dos óleos e até 2012 o objectivo são os 60%.
Com este acordo, o Instituto dos Resíduos (INR) assume o compromisso de apoiar as empresas de recolha de óleos alimentares, como é o caso da VALNOR, através da definição dos requisitos ambientalmente adequados a essa actividade, assim como a possibilidade de registo on-line dos operadores que procedem à recolha e transporte deste resíduo.
O acordo prevê a criação de uma Estrutura de Gestão, presidida pelo INR e composta pelas diversas associações representativas do sector e que terá ainda um conselho consultivo, no qual estarão representadas as associações de defesa do ambiente.
Trata-se sem dúvida de um pequeno grande passo no mundo da reciclagem. Espera-se agora que o Governo conclua a legislação que tem em preparação no sentido de isentar do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos o biodiesel produzido a partir de óleos alimentares usados, em unidades de pequena e média dimensão.
Assim, promove-se a recolha e aproveitamento a nível local dos óleos alimentares, sob a forma de biodiesel que pode ser utilizado nas frotas municipais, como já acontece em Sintra, onde foi inaugurado no passado dia 30 de Setembro o primeiro posto de biodiesel em Portugal. A ideia é simples: transformar o óleo que rejeitamos na nossa cozinha em combustível amigo do ambiente. Desde logo três vantagens: o óleo é reciclado e reutilizado, evita-se poluição e problemas no saneamento e poupa-se dinheiro! Refira-se que, tratando-se de um biocombustível alternativo mais barato, haverá uma diminuição das despesas associadas aos consumos de gasóleo pelas frotas municipais.
Para além de Sintra, o projecto está também a ser preparado em Coimbra, Portimão, Lisboa, Funchal e Beja, entre outras.
Fica aqui uma (boa) ideia para o novo executivo da Câmara Municipal de Portalegre, ao qual desejo as maiores felicidades em prol do desenvolvimento, em melhoria contínua, do concelho de Portalegre.

SAUDAÇÕES AMBIENTAIS

Site recomendado: http://www.quercus.pt/ – Associação Nacional de Conservação da Natureza

Sem comentários: