sábado, maio 27, 2006

INICIATIVA ECO-CORAÇÃO

Realizou-se no passado Domingo, dia 7 de Maio, mais uma edição das Festas do Sr. dos Aflitos. A romaria de anos anteriores repetiu-se, levando imensas pessoas a percorrer todo o trajecto a pé. Em simultâneo com a realização da festa religiosa, a Câmara Municipal de Portalegre levou a cabo uma iniciativa, na qual tive a oportunidade de estar envolvido, denominada “Eco-Coração”, realizada com o objectivo de sensibilizar as pessoas para a importância de andar a pé, não só para a saúde mas também para o ambiente.
Tendo como lema “…de coração no ambiente…”, a iniciativa consistiu em distribuir t-shirt`s, cujo logótipo foi desnhado pela Gabinete de Comunicação da CMP, e panfletos às pessoas que se deslocavam a pé, alertando-as para o facto de, para além do exercício físico ser também muito importante mantermos uma alimentação saudável.
Foram distribuídas 250 t-shirt`s, com o patrocínio da Delta Cafés e cerca de 400 panfletos, gentilmente cedidos pela Fundação Portuguesa de Cardiologia.
As t-shirt`s foram obviamente escassas para tanta procura, tendo a distribuição durado não mais que dez minutos. Sabemos que muitos foram os que ficaram tristes por não terem levado uma para casa, no entanto era impossível dar uma t-shirt a cada pessoa.
Esta iniciativa contou ainda com a magnífica colaboração do Agrupamento n.º 142 dos Escuteiros, que efectuaram a limpeza do percurso que vai desde o cruzamento da estrada do Crato até à Capela, apanhando imenso lixo que as pessoas continuam a deitar nas bermas da estrada. Durante o percurso estavam duas faixas que alertavam para a protecção do ambiente e estavam distribuidos baldes para a deposição do lixo e caixas amarelas da Valnor para deposição de plásticos e metais, para reciclagem. Ainda assim, há quem continue a preferir o depósito nas bermas.
Para além disto, solicitámos o apoio da Escola Superior de Saúde para que nesse dia estivessem no local da festa a medir a tensão arterial e avaliar os níveis de colesterol das pessoas, no entanto pelo facto de na véspera se ter realizado a Queima das Fitas, levando a que muitos alunos se tivessem ausentado com as suas famílias, esse pedido não pôde ser atendido.
Tendo a perfeita consciência que não conseguimos chegar aos milhares de pessoas que aí se deslocaram, por vários motivos, consideramos que a iniciativa correu bastante bem, tendo os objectivos sido atingidos.
Reforço mais uma vez o apoio prestado pela Delta Cafés, Fundação Portuguesa de Cardiologia e Agrupamento n.º 142 dos Escuteiros, sem os quais a realização desta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Portalegre, não teria sido possível.
Não podia terminar sem vos pedir que apareçam este fim-de-semana nas Festas de Nossa Sr.ª da Penha, onde este ano sou festeiro pela primeira vez. Poderão provar as belas sardinhas e conviver um pouco, contribuindo assim para que a tradição não morra.

SAUDAÇÕES AMBIENTAIS

Site recomendado: http://cardiologia.browser.pt/ – Página da Fundação Portuguesa de Cardiologia

Sem comentários: