sábado, maio 27, 2006

ECO-CIDADANIA

Com o objectivo de comemorar o dia Mundial da Árvore e das Florestas (21 de Março) e o Dia Mundial da Água (22 de Março), a Câmara Municipal de Portalegre vai levar a cabo uma semana de actividades, entre 20 e 24 de Março, denominada Eco-Cidadania – Educação ambiental para a participação.
Trata-se de uma Ecoteca móvel que irá percorrer as escolas do nosso concelho, interagindo com os alunos.
Essencialmente destinada às crianças das escolas do 1.º ciclo, a iniciativa visa o desenvolvimento da consciência cívica dos jovens como elemento fundamental no processo de formação de cidadãos responsáveis, críticos e intervenientes, proporcionando uma participação activa na Comunidade.
Pretendem-se desenvolver acções de participação/aprendizagem ambiental baseadas na realização de eco-actividades, centradas nas temáticas da Água, Resíduos, Solo e Conservação da Natureza.
As actividades a desenvolver, contam com o apoio de um recurso itinerante, uma carrinha transformada em Ecoteca, que está equipada com meios informáticos (computadores, ligação à Internet), equipamentos audiovisuais (ecrã plasma), que permitem a realização de jogos interactivos e visualização de vídeos temáticos.
No final da sessão, as crianças recebem um certificado de Criança Eco-cidadã e ficam registadas no Clube Eco-vivo, que regularmente disponibilizará informações sobre eventos e eco-notícias.
Durante os cinco dias, as actividades irão chegar até 407 crianças, oriundas de 16 escolas diferentes, tentando assim sensibilizá-las, para que elas possam encaminhar esses ensinamentos aos seus pais, uma vez que nestas matérias são as crianças que dão enormes lições aos pais!
Refira-se que depois de muitos anos a comemorar o Dia Mundial da Árvore com a plantação de novas árvores, penso que se trata de uma boa ideia fazer algo de diferente e as crianças vão agradecer certamente. Não tenho nada contra as árvores, antes pelo contrário, só acho que às vezes é preciso mudar…

SAUDAÇÕES AMBIENTAIS

Site recomendado: http://www.cceseb.ipbeja.pt/eco

Sem comentários: