sábado, maio 27, 2006

CONTENTORES ENTERRADOS

Se por acaso já passou no Bairro dos Assentos e não anda muito distraído, certamente já se apercebeu de qualquer coisa de diferente por aquelas bandas!
É verdade, os contentores enterrados chegaram aos Assentos.
Pelo facto de eu ter acompanhado a sua colocação e de muita gente me ter questionado sobre o porquê de tantos e tão grandes buracos, esta semana resolvi escrever um pouco sobre a nova coqueluche do mobiliário urbano da nossa cidade.
Os contentores enterrados, há muito vistos em outras cidades, estão finalmente a chegar à nossa cidade. Estes contentores têm uma capacidade de 3m3, equivalem portanto a três contentores verdes dos maiores.
Ao contrário do que muita gente pensa, a sua recolha não é efectuada por aspiração, sendo feita com o carro normal da recolha de resíduos. O carro possui uma grua que eleva o contentor, encaixando-o na traseira do carro, sendo o método de despejo semelhante ao convencional.
Estes contentores têm bastantes vantagens, quando comparados com os contentores de superfície. Para além da sua capacidade ser superior, como já referi, também em termos estéticos são bastante mais atractivos, uma vez que à superfície existe apenas um marco em inox com cerca de um metro de altura, para as pessoas depositarem os resíduos. Assim eliminamos o forte impacto visual, tão característico dos contentores de superfície, assim como minimizamos os cheiros desagradáveis.
No Bairro dos Assentos estão a ser instalados 18 contentores, permitindo assim substituir 54 contentores de superfície, ou seja, quase todos os contentores existentes nos Assentos.
A colocação destes contentores implica a verificação prévia das infra-estruturas existentes no subsolo, uma vez que é necessário abrir um buraco com cerca de dois metros de profundidade. A tarefa não é nada fácil, uma vez que o subsolo está “minado” de cabos e tubagens. Isto leva a que nem sempre consigamos colocar os contentores onde tínhamos inicialmente previsto.
Daqui para o futuro, o objectivo será substituir todos os contentores de superfície pelos contentores enterrados. No entanto, pelo facto de serem ainda bastante caros, esse objectivo será cumprido a longo prazo, isto claro, se entretanto não surgirem outros mais modernos.
Refira-se que estes contentores colocados nos Assentos são apenas para colocar os resíduos sólidos urbanos indiferenciados, vulgo lixo. Quanto aos ecopontos enterrados, ficamos à espera que a VALNOR decida iniciar a sua colocação, é que agora os enormes ecopontos, ficam a destoar dos novos contentores enterrados, não acham?!

SAUDAÇÕES AMBIENTAIS

Sem comentários: