sábado, maio 27, 2006

AFINAL TINHAM RAZÃO

Depois de uma longa batalha, que durou mais de cinco anos de negociações e chamadas de atenção, o Ministério do Ambiente deu finalmente razão à associação ambientalista Quercus quanto ao destino a dar às embalagens tetra pak.
A Sociedade Ponto Verde considerava que estas embalagens deveriam ser colocadas no ecoponto azul enquanto que a Quercus defendia que este tipo de embalagens deveria ser colocado no ecoponto amarelo, pois só este garante uma triagem e encaminhamento correctos deste material, sem aumentar os custos de gestão dos sistemas de tratamento de resíduos.
Desde o início da implementação da recolha selectiva de resíduos de embalagens que as normas de colocação das embalagens de cartão para bebidas foram polémicas, nunca tendo sido aceites pelos grandes sistemas de gestão de resíduos. Esta discrepância nas regras de deposição levou a constantes dúvidas entre os cidadãos e a diversas ineficiências e dificuldades no campo das empresas.
Este tipo de embalagens, requer um tratamento específico (feito em Espanha) e por isso a sua triagem é fundamental para que possam ser recicladas. Até agora estas embalagens pagavam um ponto verde inferior por serem consideradas embalagens de papel, evitando assim o pagamento dos custos de separação na estação de triagem. Assim, esta fileira concorreu de forma desleal face a outras fileiras (como o plástico e o metal) que sempre pagaram esse custo aos sistemas de Resíduos Sólidos Urbanos.
Muitas empresas portuguesas de reciclagem de papel discordavam abertamente da regra de colocação deste tipo de embalagens no contentor azul. Estas embalagens colocavam dificuldades aos pequenos/médios retomadores que acabavam por perder dinheiro, uma vez que o material era pago mas não era aproveitado, sendo posteriormente tratado como refugo. Para além disso, era necessário fazer exportação para Espanha dos lotes de papel e cartão contaminados com este tipo de embalagens, reduzindo a disponibilidade de matéria-prima em território nacional.
A Quercus aguarda agora que haja uma forte campanha de sensibilização junto dos cidadãos de modo a que se coloquem correctamente as embalagens de cartão para bebidas alimentares nos contentores de recolha selectiva de cor amarela, campanha essa que permita esclarecer todas as dúvidas existentes e contribuir para taxas mais elevadas de reciclagem destas embalagens.

SAUDAÇÕES AMBIENTAIS

Sem comentários: