sábado, maio 27, 2006

RECICLAGEM AM ALTA

As contas relativas ao terceiro trimestre de 2005 estão feitas e os resultados são animadores. É nítida a preocupação dos portugueses com o meio que os rodeia, sendo a sua preservação o objectivo prioritário.
Até Setembro deste ano, as quantidades de embalagens usadas enviadas para reciclagem cresceram 16,4% face a período homólogo, num total de 233.318 toneladas. Para isso contribuíram todos aqueles que separam os resíduos, colocando-os no ecoponto.
Tem havido um esforço enorme, por parte das entidades reguladoras, em divulgar por todo o país esta forma de baixar a taxa de resíduos depositados nos aterros sanitários, aumentando substancialmente a taxa de reciclagem.
Até Setembro último foram recolhidas para reciclagem mais de 32.922 toneladas de material, entre vidro, papel/cartão, plástico, metal e madeira.
O papel/cartão é, em termos globais, o material mais separado, (105.993 toneladas), seguido do vidro (91.559 toneladas), do plástico (21.397), do metal (10.946) e, por fim, da madeira (3.482).
Segundo Joana Santos, da Sociedade Ponto Verde, “os resultados alcançados demonstram que as retomas têm vindo a crescer de forma sustentada. Ainda assim, apesar de cerca de 40% da população portuguesa referir que já faz a separação das embalagens usadas, existe ainda uma fatia considerável da população que não participa na recolha selectiva”.
Há ainda muita gente que se queixa de termos poucos ecopontos e dizem que é por não terem um ecoponto na sua rua que não fazem a separação dos resíduos, mas a realidade é que no concelho de Portalegre até estamos muito bem servidos, existindo neste momento cerca de 98 ecopontos.
Têm-se registado alguns problemas no que respeita à recolha, porque muitas vezes as pessoas querem colocar os seus resíduos no ecoponto e o mesmo encontra-se cheio, impossibilitando assim a deposição. Pede-se uma atenção especial aos responsáveis pela VALNOR para esta situação, uma vez que corremos o risco de desmotivar as pessoas que separam os resíduos em casa.
Tal como no resto do país, também em Portalegre a reciclagem tem vindo a aumentar pelo que também os Portalegrenses estão de parabéns.
Realce-se ainda a importância do trabalho desenvolvido pela SELENIS em prol do ambiente, que para além de fazer a reciclagem das garrafas de plástico, designadas por PET, efectuou um avultado investimento para conseguir também reciclar as embalagens usadas de óleos alimentares, que antes não se podiam reciclar.

SAUDAÇÕES AMBIENTAIS

Site recomendado: www.cm-portalegre.pt – Portal da Câmara Municipal de Portalegre – Podem aí ser consultadas as estatísticas do concelho de Portalegre na secção Ambiente

Sem comentários: