sábado, maio 27, 2006

SERRA LIMPA, SERRA PROTEGIDA

Foi no passado dia 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente, que se realizou mais uma iniciativa de limpeza em pleno Parque Natural da Serra de S. Mamede. Tratou-se da 2ª edição de uma acção organizada pela Câmara Municipal de Portalegre, na qual colaboraram também as Juntas de Freguesia de Alegrete, Carreiras, Reguengo, Ribeira de Nisa e S. Julião, assim como outras entidades nomeadamente o Parque Natural da Serra de S. Mamede, os Sapadores Florestais, os Bombeiros Voluntários, a Cruz Vermelha e os Escoteiros.
No total participaram cerca de 70 pessoas que durante toda a manhã trabalharam arduamente debaixo de uma temperatura arrasadora em prol do Ambiente.
O meu artigo vem no sentido de perguntar às pessoas que são do Concelho de Portalegre, a razão pela qual não estiveram presentes nesta acção de limpeza? Faz-me alguma confusão como é possível haver uma participação tão baixa da população para uma causa tão nobre como esta. Basta ligarmos a televisão para nos depararmos com os lamentos das pessoas que devido aos incêndios perderam tudo o que tinham (onde é que eu já vi isto?!). Mas será preciso chegar a este ponto para perceber que algo tem que mudar na mentalidade das pessoas! É fácil atribuir a culpa ao Estado por causa da falta de meios, mas será só esse o problema? É preciso começar tudo a arder novamente para as pessoas da nossa região se mobilizarem como foi em 2003? Não deveria ser, mas penso ser essa a realidade!
As matas estão sujas e a precisar de ser limpas e quando se organiza uma acção como estas comparecem 70 pessoas!!! Se mais pessoas tivesse havido, mais lixo se tinha apanhado, uma vez que a Serra continua suja.
Deixo um desafio à população: juntem a vossa família e vão até à Serra de S. Mamede apanhar o lixo que ainda aí permanece. Se todos apanharmos um pouco, não custa e estamos a ajudar na prevenção de uma época de incêndios que se prevê avassaladora! Se por acaso não quiserem limpar, então não sujem mais!
A todos aqueles que estiveram presentes nesta acção no passado dia 5 de Junho, bem hajam!

SAUDAÇÕES AMBIENTAIS

Sem comentários: