quinta-feira, maio 25, 2006

O AMBIENTE NAS LEGISLATIVAS

Uma vez que nos encontramos a apenas uma semana das eleições legislativas, resolvi com o artigo de hoje fazer uma viagem em traços gerais, por aquilo que os principais partidos pretendem fazer em termos ambientais.
PPD-PSD
A nível de saneamento básico, propõem aumentar a cobertura da população para 90 %. Propõem ainda reduzir os níveis de CO2, de 141% para 127 % (tendo por base o valor de 1990).
PS
Sobre os resíduos industriais perigosos, prometem a instalação de dois CIRVER (centros de tratamento e eliminação de lixos perigosos). Para além disso, pretendem retomar o processo da co-incineração nas cimenteiras.
CDS-PP
Pretendem definir uma política das cidades com “urgência”, concretizar o programa de demolições nas áreas protegidas e concretizar o investimento para a instalação de um sistema nacional de recolha e de tratamento de resíduos industriais perigosos.
PCP-PEV
No campo dos resíduos, chama a atenção para a política de redução de resíduos urbanos e industriais, bem como a reciclagem e reutilização, com soluções racionais e integradas a nível nacional, incentivando a utilização de materiais biodegradáveis. Para além disto, apostam na reordenação das áreas metropolitanas.
BE
Defendem alternativas à incineração de resíduos perigosos, como por exemplo a valorização orgânica (compostagem e digestão anaeróbia) e a redução e reciclagem, que são mais baratas e fiáveis do que a incineração. Apostam no cumprimento dos objectivos globais do Protocolo de Quioto, para reduzir até 2012 a quantidade de emissões de CO2 para se atingir o nível de 1990.
São propostas bastante semelhantes, ficando claramente sublinhada a problemática dos resíduos perigosos, embora com soluções diferentes, e o cumprimento de Quioto. Contudo, se não houver um grande investimento no sector ambiental, todas estas promessas não passarão disso mesmo. Quanto a mim, os interesses económicos continuam a sobrepor-se aos interesses ambientais e depois, as consequências são inevitáveis…
Resta-me fazer-lhe um apelo ao voto, pois é o futuro de todos que está em causa. No fim, que vença o melhor!

SAUDAÇÕES AMBIENTAIS

Site recomendado: www.sapo.pt/especial/legislativas2005/ -Dossier especial sobre as legislativas

Sem comentários: