sábado, maio 27, 2006

CO-INCINERAÇÃO

Tal como prometido pelo actual governo no programa eleitoral, a co-incineração de resíduos não perigosos está de volta. Os testes iniciaram-se no dia 29 de Junho e irão prolongar-se até ao dia 15 de Julho, na cimenteira Secil, em Outão.
Depois de efectuados os testes brancos (medição das emissões durante o funcionamento normal da cimenteira sem queima de resíduos), decorrem agora os testes de co-incineração com a queima de 3 toneladas/hora de farinhas animais e de 2,5 toneladas/hora de resíduos de pneus, números estes avançados pela Comissão de Acompanhamento da empresa. De referir que esta Comissão, criada em Janeiro de 2003, inclui representantes da Câmara de Setúbal, Juntas de Freguesia da Anunciada, São Lourenço e São Simão, associação ambientalista Quercus, Parque Natural da Arrábida, Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, Delegado de Saúde do Concelho de Setúbal e Hospital do Outão.
Os testes irão envolver dois fornos, contemplando uma avaliação completa das emissões relativamente aos poluentes legislados e outros muito para além do exigido, de acordo com o tipo de resíduo e a capacidade máxima actual de substituição de combustível, nomeadamente metais pesados e dioxinas.
Caso os resultados concluam pela inexistência de emissões atmosféricas susceptíveis de causar qualquer problema ambiental ou de saúde pública, a Secil poderá vir a utilizar a queima de resíduos como combustível alternativo, diminuindo a dependência de combustíveis fósseis como por exemplo o carvão.
A Comissão de Acompanhamento Ambiental dispõe de capacidade para solicitar à Secil a contratação de um consultor externo cujo trabalho seja desenvolvido para a própria Comissão. Dada a sensibilidade do assunto em causa, a Comissão de Acompanhamento decidiu fazê-lo para o seguimento dos testes de queima de resíduos não perigosos, tendo sido seleccionada a empresa de consultadoria e auditoria internacional SGS. Para além disto, durante o período de testes, bem como noutro qualquer momento, é permitido aos membros da Comissão de Acompanhamento Ambiental a visita à fábrica e o seguimento das operações a serem realizadas.
Os resultados serão objecto de um relatório que será divulgado publicamente por esta Comissão. Parece-me que quaisquer que forem os resultados apresentados, a história não vai acabar por aqui. Não acredito que haja um consenso nesta matéria, tal como não houve até ao momento.
O tempo o dirá…

SAUDAÇÕES AMBIENTAIS

Site recomendado: http://www.secil.pt/ – Cimenteira SECIL.

Sem comentários: