sábado, maio 27, 2006

MONÓXIDO DE CARBONO

Existe um novo produto no mercado, disponibilizado pela Galp Energia. Trata-se de um produto inovador e que, acima de tudo, poderá salvar a vida das pessoas. Só é pena o produto ter um nome estrangeiro, Safeair, o que traduzido significa ar seguro.
Mas o que é afinal o Safeair? Trata-se de um aparelho doméstico que detecta a presença de monóxido de carbono na atmosfera, emitindo um sinal sonoro sempre que a presença deste gás tóxico atinja níveis perigosos, informando assim da necessidade de arejar o local e de se tomarem as medidas necessárias de prevenção e segurança.
O monóxido de carbono (CO) é formado pela combinação de um átomo de carbono e de um átomo de oxigénio. É um gás inflamável, inodoro e muito perigoso devido à sua toxicidade. A vida não é mantida em atmosfera de CO e este é produzido, entre outros métodos, por uma combustão incompleta provocada por falta de oxigénio. Por consequência, existe um risco de provocar acidentes domésticos se os sistemas de aquecimento (lareiras, aquecedores, caldeiras ou esquentadores) não forem correctamente utilizados.
O monóxido de carbono combina-se com a hemoglobina do sangue de forma irreversível diminuindo a capacidade de transporte do O2 dos pulmões até aos tecidos, causando dificuldades respiratórias e asfixia. Possui uma afinidade para se combinar com a hemoglobina 210 vezes superior à do oxigénio. A transformação de 50% da hemoglobina em carboxihemoglobina pode conduzir à morte; diminui a percepção visual, a capacidade de trabalho ea destreza manual.
O Safeair é produzido de acordo com as normas europeias e destaca-se pela facilidade de instalação e utilização, e funciona permanentemente durante cinco anos sem necessidade de substituição de baterias.
Quanto ao preço do equipamento, ronda os 34 euros, mas tendo em conta que pode poupar vidas humanas, não se pode considerar que seja caro.
O lançamento deste produto ocorre pouco tempo depois do início da campanha de informação que a Direcção Geral de Geologia e Energia (DGGE) lançou com o lema “O monóxido de carbono não se vê, não se cheira, não se ouve, mas mata”, que visa alertar a população para aquele perigo.
Com este produto continuamos a não ver e a não cheirar o monóxido de carbono, no entanto já temos algo que nos pode avisar do perigo.

SAUDAÇÕES AMBIENTAIS

Site recomendado: www.galpenergia.pt– Página da Galp

Sem comentários: