sábado, maio 27, 2006

PORTALEGRE 21

Caros leitores, estamos no início de mais um ano, pelo que aproveito a oportunidade para vos desejar um óptimo ano de 2006.
Neste novo ano, resolvi abrir a “Fonte Verde” com um artigo sobre a Agenda 21 de Portalegre, denominada Portalegre 21.
Mas o que é afinal a Agenda 21? O conceito surgiu no Rio de Janeiro em 1992, na conhecida Cimeira do Rio, tendo sido reforçado no ano 2002 em Joanesburgo, na Cimeira da Terra.
A Agenda 21 é um instrumento que visa promover o desenvolvimento sustentável, ou seja, um desenvolvimento social e económico que não descure o ambiente. Trata-se de um processo em que a autarquia local trabalha em parceria com todos os sectores da sociedade, com o objectivo de elaborar um plano de acção e implementá-lo com vista ao desenvolvimento sustentável local.
A Câmara Municipal de Portalegre iniciou este processo em 2004, em parceria com uma empresa especializada de Évora, a TTERRA – Auditoria, Projecto e Técnicas Ambientais, Lda. (http://www.tterra.pt/).
Apesar do conceito Agenda 21 ter surgido em 1992, passados 16 anos, continua a ser desconhecido para a maioria dos portugueses. Na minha opinião este facto pode ter duas explicações: por um lado, não existe para este tipo de projectos apoio financeiro por parte do Estado para as autarquias locais; por outro lado, sendo a Agenda 21 um processo de longo prazo e os mandatos dos presidentes de Câmara de apenas quatro anos, este tipo de projectos acaba por ser relegado para segundo plano.
Felizmente em Portalegre, foi feita uma aposta forte por parte da Câmara, aposta essa que só resultará se houver a participação de todos.
Até ao momento foram desenvolvidas diversas actividades, entre as quais: concurso interno para logotipo da Agenda 21 (imagem que acompanha o texto), apresentação interna para os funcionários camarários, reunião com os presidentes das Juntas de Freguesia e entrevista pessoal a cada um deles, entrevistas a vários agentes locais previamente seleccionados (Parque Natural, Centro Regional Segurança Social, Centro de Área Educativa, CerciPortalegre, Centro de Formação Profissional, Instituto Português da Juventude, Associação Tégua, Nerpor, C.P.T. Assentos, C.P.T. S. Cristóvão, Bombeiros Voluntários, Associação Comercial, Natur-al Carnes, Johnson Controls, Robinson e Região de Turismo) e questionários à população distribuídos através dos alunos do 1.º ciclo.
Todas estas actividades ajudaram a construir o Diagnóstico para a Sustentabilidade de Portalegre, que se encontra no portal da Câmara para consulta e comentários. Refira-se que este documento é apenas provisório.
Neste momento é necessário dar um novo passo. Vai ser feita a apresentação pública da Agenda Portalegre 21 no dia 16 de Janeiro, pelas 17h30m, no Museu da Tapeçaria Guy Fino, para a qual se convidam todos os interessados a estar presentes.
Porque não estamos isolados do mundo, é essencial que no âmbito da Portalegre 21 pensemos em termos globais, para que possamos actuar a nível local.
Existe imensa massa crítica em Portalegre que, infelizmente, prefere ficar a debater os assuntos na mesa do café. É necessário que a nossa cidade, o nosso concelho e o nosso distrito acordem do sono quase profundo em que se encontram.
Para evoluirmos, não são só as obras que fazem falta, é preciso que as pessoas mudem a sua mentalidade e sintam que fazem parte de uma sociedade que precisa da sua opinião. Não importa se estamos contra ou a favor daquilo que tem sido feito nos últimos tempos, importa sim criticar e fundamentar a critica, importa sim participar!
Ano novo, vida nova. Espero por si no dia 16 de Janeiro. Participe.

SAUDAÇÕES AMBIENTAIS

Site recomendado: http://www.cm-portalegre.pt/ - Portal da Câmara Municipal de Portalegre

Sem comentários: