sábado, maio 27, 2006

AOS BOMBEIROS

Quem disse um dia que os heróis faziam parte do imaginário das crianças, enganou-se redondamente.
Apesar de trabalharem durante todo o ano, são lembrados apenas nesta época do ano devido ao elevado número de incêndios. Contudo e devido às alterações climáticas, esta situação está a mudar. Antes era muito raro que um incêndio ocorresse em pleno Inverno enquanto que hoje ocorrem quase durante todo o ano.
São os primeiros a ser chamados ao local e muitas vezes são também os primeiros a ser criticados. Não se importando com essas criticas, seguem com a mesma vontade cada vez que são chamados. É essa a sua vida, e se tiverem que perdê-la em defesa de algo ou de alguém, não se importam porque sabem que lutaram até ao fim. Têm como lema “Vida por Vida”.
A seca extrema que atravessamos este ano não tem ajudado ao seu trabalho. As temperaturas são muito elevadas, o mato está demasiado seco e a água escasseia. Estes são os três factores que estão apenas do lado do fogo e que em nada ajudam aqueles que o combatem.
O fogo não escolhe nem ricos nem pobres, nem doutores nem desempregados, não escolhe noite nem dia, o fogo avança desenfreadamente por todos os sítios possíveis, seja em Portugal, na Europa, no Mundo.
O hino da Liga dos bombeiros Portugueses transmite realmente aquilo que são:
“De machados erguidos ao alto,Arma branca da paz renascida,O Bombeiro é o guerreiro da esperança,Que luta e que avançaComo anjo da vida.Onde há dor, sofrimento, ou desgraça,Há um homem, há uma mulher sem nome:É o Bombeiro que rompe, que salva e que passa,Sem cor, mas com raça – sem sono e sem fome.”
Quem disse um dia que os heróis faziam parte do imaginário das crianças, enganou-se redondamente. Eles são de carne e osso, chamam-lhes BOMBEIROS.

SAUDAÇÕES AMBIENTAIS

Site recomendado: http://www.lbp.pt/ – Liga dos Bombeiros Portugueses

Sem comentários: