quinta-feira, maio 25, 2006

ÁGUA - UM DESAFIO

Se não fosse pelo frio que se faz sentir, ninguém diria que estamos em pleno Inverno. Há imenso tempo que não chove e as consequências são já bem visíveis. Os terrenos encontram-se bastante secos e as reservas das albufeiras encontram-se alguns metros abaixo do nível normal para esta altura. O risco de incêndios continua eminente, exemplo disso foi o que deflagrou recentemente na Serra da Estrela, no mínimo, impensável, se tivermos em conta que estamos em Janeiro!
Por tudo isto, é necessário pouparmos o máximo de água possível e não desperdiçar este bem precioso indispensável à vida.
Com este artigo, pretendo dar alguns conselhos úteis para reduzirmos o consumo de água:
- No banho de imersão gastamos cerca de 260 litros de água enquanto que no duche, o gasto ronda os 25 litros. Esta deve ser portanto a nossa opção.
- Enquanto escovamos os dentes, ou nos barbeamos, devemos fechar a torneira. Conseguimos assim poupar cerca de 20 litros de água.
- Na cozinha devemos evitar lavar a loiça em água corrente, utilizando para tal a bacia do lava-loiça ou um alguidar. Também não devemos lavar a loiça peça a peça, podemos juntá-la e lavá-la uma ou duas vezes por dia. Se pelo contrário optarmos pela máquina de lavar, não devemos pô-la a trabalhar sem a carga completa, uma vez que por cada lavagem se consomem 60 litros de água, aproximadamente.
- Quanto à máquina de lavar roupa, devemos seguir a mesma lógica, havendo neste caso um consumo de 150 litros por lavagem.
- No que à rega diz respeito, há plantas que necessitam de pouca água, devemos portanto evitar regá-las sem necessidade, se possível utilizando água de poços ou ribeiros ou mesmo água da lavagem de frutos ou legumes. O período de rega é também bastante importante, devendo efectuar-se de manhã cedo ou à noite. Poupamos assim água que se perderia com o calor.
Para além disto, é ainda necessário cumprir outras regras gerais:
-sempre que verificar a existência de uma fuga num cano, numa torneira ou num autoclismo, tente resolver o problema o mais rapidamente possível;
-quando houver cortes (previstos) no abastecimento de água da rede pública, armazene só a água de que vai necessitar. Se lhe sobrou água depois de normalizada a situação, não a deite fora;
Se vir uma fuga numa boca de rega ou noutro ponto da conduta avise os Serviços Municipalizados, para que possam resolver a situação.
Não se esqueça, poupe hoje para ter amanhã.

SAUDAÇÕES AMBIENTAIS

Site recomendado: http://www.min-agricultura.pt/ – Instituto da Água

Sem comentários: