sábado, maio 27, 2006

ECO-ESCOLAS

Foi na passada semana, mais concretamente nos dias 11, 12 e 13 de Janeiro, que se realizou em Santarém o Seminário Eco-Escolas 2005/2006, no qual tive a oportunidade de estar presente. Com cerca de 400 participantes, oriundos de todo o país, o seminário revelou-se bastante interessante e bem organizado.
O Programa Eco-Escolas é destinado preferencialmente às escolas do Ensino Básico e pretende encorajar acções, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade. Pretende estimular o hábito de participação e a adopção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário.
Esta iniciativa surgiu em Portugal no ano lectivo 1996/97 através da Associação Bandeira Azul/Fundação para a Educação Ambiental. Desde a sua implementação, o Eco-Escolas tem crescido de forma sustentada procurando aliar o aumento do número de escolas à qualidade do Programa, o qual é monitorizado em Portugal por uma Comissão Nacional constituída por várias entidades: Ministério da Educação, Instituto do Ambiente, Instituto dos Resíduos, Instituto da Água, Instituto do Conservação da Natureza, Agência para a Energia, Direcção Regional do Ambiente dos Açores e Direcção Regional do Ambiente da Madeira.
Os 7 passos do Programa (1-Conselho Eco-Escola; 2 – Auditoria Ambiental; 3 – Plano de Acção; 4 – Monitorização e Avaliação; 5 – Trabalho Curricular; 6 – Envolvimento da Comunidade; 7 – Eco-Código) permitem a criação da que pode ser designada como Agenda 21 Escolar, um dos alicerces da Agenda 21. Desenvolve por outro lado nas crianças e jovens a capacidade de agir e intervir no sentido de melhorar o ambiente envolvente, em suma uma verdadeira educação para a cidadania.
Vários são os temas tais como transportes (tema deste ano), resíduos, água, energia, ruído, espaços exteriores, biodiversidade, agricultura biológica, entre outros, que podem ser aproveitados para que uma escola se possa candidatar à Bandeira Verde, que reconhece a existência na escola de um projecto de educação ambiental de qualidade e participado.
No presente ano lectivo 2005/06 o Programa conta já com as inscrições de 516 escolas em 145 municípios de todo o país. Temos pela primeira vez escolas do nosso concelho inscritas neste Programa como é o caso da Escola de Caia e a Escola de Alegrete, as quais felicito. Pergunto eu do que é que as outras escolas estão à espera para se inscreverem? Tenho conhecimento de alguns projectos com imensa qualidade que as escolas do nosso concelho têm desenvolvido, nomeadamente na área ambiental, no entanto parece que continuam a querer guardar esse trabalhos só para a sua escola, vivendo todos de costas voltadas uns para os outros. Este não é certamente o caminho…

SAUDAÇÕES AMBIENTAIS

Site recomendado: http://www.abae.pt/ – Associação Bandeira Azul da Europa

1 comentário:

Anónimo disse...

aki mas uma vez e a natacha tou achando interessante a forma como tem trabalhado gostaria de pedir a vossa autorizacao e ajuda para implementar aqui em mocambique e vosso apoio moral aguado a resposta