sexta-feira, outubro 24, 2008

RESÍDUOS EM MOVIMENTO

Foi inaugurada no passado dia 20 de Outubro a exposição “Resíduos em Movimento” (Uma Viagem Virtual), junto ao Jardim da Avenida da Liberdade. A exposição itinerante foi desenvolvida pelas 14 empresas do grupo EGF (Empresa Geral do Fomento), entre as quais a VALNOR e pretende sensibilizar os cidadãos para as questões relacionadas com a problemática dos resíduos, mostrando os diversos processos de tratamento, valorização e deposição de resíduos e alertando para a importância da reciclagem no contexto da promoção da utilização racional dos recursos naturais.

Muitos são os módulos interactivos que estão presentes na exposição. O Compostor Virtual permite aprender todo o processo da compostagem. Existe também o B.I. dos Resíduos através do qual o utilizador fica a conhecer os vários tipos de resíduos e as vantagens de fazer a separação dos materiais que podem ser encaminhados para reciclagem.
O Raio-X do aterro permite, através de uma barra deslizante sobre um ecrã, ficar a conhecer melhor como funciona esta infra-estrutura. Através do Percurso dos Resíduos, o utilizador fica a saber o que acontece aos resíduos colocados no caixote do lixo e também qual o caminho dos materiais recicláveis depositados no ecoponto.
Processos de Tratamento é outra ferramenta que permite ao utilizador, com um simples toque no ecrã, seleccionar o processo de tratamento que pretende visualizar. Na Mesa de Triagem podemos experimentar o jogo da triagem manual, simulando assim o trabalho efectuado pelos funcionários da estação de triagem.
O Jornal de Resíduos permite ao utilizador virar as páginas de forma virtual, com simples movimentos da mão sobre a superfície do vidro de um ecrã. Existe também um Joystick que tem duas funções: permite participar no jogo da reciclagem e permite ainda sobrevoar, aos comandos de um voo virtual, todas as infra-estruturas do grupo EGF, assim como identificar os ecopontos que estão mais próximos da sua área de residência.
Para finalizar existe um local que apela à participação pública, onde tem a possibilidade de tirar uma fotografia e deixar um comentário e/ou opinião no livro de visitas da exposição.

Como pode imaginar, trata-se de uma exposição de elevada qualidade, não só destinada ao público jovem, mas à população em geral, aliando a alta tecnologia do software desenvolvido pela empresa YDreams à componente lúdica e interactiva. É sem dúvida uma forma bastante eficaz de apreender os conhecimentos que a exposição pretende transmitir. Posso dizer que me surpreendeu bastante pela positiva. A exposição termina na próxima segunda-feira, dia 27 de Outubro. Não hesite em visitá-la!

SAUDAÇÕES AMBIENTAIS

Sítio recomendado: http://www.residuosemmovimento.net/

1 comentário:

Anónimo disse...

Os amigos são preciosos no apoio, nos incentivos.
Obrigado.
Abraço do
André Muralhas