sexta-feira, novembro 07, 2008

AUTOCLISMOS EFICIENTES

A partir do dia 15 de Novembro os autoclismos vão apresentar uma classificação idêntica à dos electrodomésticos, que permite ao consumidor conhecer a eficiência destes produtos em termos de consumo de água.
A rotulagem vai desde o A++ (o mais eficiente) até ao E, e numa segunda fase o sistema será alargado a duches, torneiras e fluxómetros. O objectivo deste sistema de certificação é reduzir o desperdício de água em 40%, o que equivale a uma poupança de 159 milhões de litros de água.
O projecto arranca com a aplicação do sistema nos autoclismos, mas prevê-se que no primeiro semestre de 2009 seja aplicado aos duches e no segundo semestre às torneiras e fluxómetros. Depois será a vez de o protocolo chegar às máquinas de lavar e outros dispositivos.
Este sistema de certificação da eficiência hídrica dos produtos já é utilizado em países como Austrália, Estados Unidos da América, Reino Unido, Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlândia, Suécia e Islândia.

Actualmente existem no mercado vários sistemas que permitem poupar água como por exemplo torneiras inteligentes, ou seja, torneiras electrónicas, sem contacto, que combinam um nível elevado de higiene com o uso eficiente de água. Por outras palavras: a água só corre quando é realmente necessária. Estas torneiras são utilizadas principalmente em locais públicos, onde a poupança de água é de extrema importância.
Nas casas privadas, são consumidas consideráveis quantidades de água nas descargas da sanita. O sistema de dupla descarga permite uma dosagem individual da descarga. O mecanismo de dupla descarga, introduzido em 1996, funciona com três litros para "pequenas" e seis litros para "grandes necessidades". Em comparação com os actuais nove litros de descarga, o consumo de água pode ser reduzido até 60%. Caso possua um autoclismo que não possui sistema de dupla descarga, poderá por exemplo colocar uma garrafa de água de 1,5L no interior do autoclismo, de modo a diminuir a volume de descarga do aparelho.

Lembre-se que com pequenos gestos poderá reduzir consideravelmente a sua factura, não só de água como de electricidade, por isso, faça consumos sustentáveis, e terá também uma carteira sustentável.

SAUDAÇÕES AMBIENTAIS

Sem comentários: