domingo, setembro 16, 2007

SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE 2007

Anualmente de 16 a 22 de Setembro, os cidadãos europeus têm a oportunidade de gozar uma semana inteira de actividades dedicadas à mobilidade sustentável, com o objectivo de se facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, em particular no que toca à utilização do automóvel particular.
A Campanha Nacional partilha os objectivos Europeus para a recuperação da qualidade ambiental das cidades do Velho Continente.
O tema deste ano é “Melhores ruas para as pessoas”. Subjacente ao tema está a mensagem clara de que, aumentar o espaço viário para os automóveis, não é resposta aos problemas de transporte existentes. Reduzi-lo pode, pelo contrário, ser uma solução sustentável e eficaz, além de possibilitar estilos de vida mais saudáveis sem limitar a mobilidade pessoal. E porquê a escolha deste tema? Na Europa, de acordo com as sondagens de opinião efectuadas durante a Semana Europeia da Mobilidade, a maioria dos cidadãos quer promover modos de transporte mais amigos do ambiente e são muitos os que estão preocupados com a qualidade do ar que respiram e põem a poluição atmosférica no topo da sua lista de prioridades ambientais. A maioria é também favorável a que se consagre mais espaço a corredores verdes e a zonas pedonais, em detrimento de ruas para automóveis, a fim de se reconstruir um sentido comum de vizinhança e de comunidade local, resolvendo-se por outro lado os problemas da qualidade do ar e da poluição sonora.
Em Portugal, de acordo com o inquérito à opinião pública realizado durante a SEM 2006 (a um universo de cerca de 1000 inquiridos), 62% das pessoas gostaria de ver a zona sem tráfego automóvel aumentada em futuras edições da campanha; por outro lado, 90% dos inquiridos concordaram em que, para se reduzir o tráfego urbano e a poluição, se deve limitar a utilização do carro.

Tal como no ano passado, o Município de Portalegre associou-se a esta iniciativa, com várias actividades a realizar em parceria com algumas entidades do Distrito (ver programa próprio). A semana culmina com o Dia Europeu sem Carros, dia 22 de Setembro, no qual a Rua Luís de Camões e Largo Dr. Frederico Laranjo estarão cortados ao trânsito automóvel.
O sucesso desta campanha depende, acima de tudo, da participação da população, uma vez que de nada vale existirem actividades se essa participação não existir. Portanto, apareça junto ao Jardim da Avenida da Liberdade, entre os dias 16 e 22 de Setembro, traga a família e divirta-se!

Para terminar, gostava aqui de deixar os meus parabéns a uma menina que completa hoje 101 anos (sim leram bem, cento e um anos). Parabéns Mariana!

SAUDAÇÕES AMBIENTAIS

Sitio recomendado – http://www.iambiente.pt/ – Página da Agência Portuguesa do Ambiente

Sem comentários: