segunda-feira, julho 02, 2007

CERTIFICAÇÃO ENERGÉTICA DE EDIFÍCIOS

É já a partir do dia 01 de Julho que os pedidos de licenciamento dos edifícios com mais de mil metros quadrados têm de ser obrigatoriamente acompanhados por um certificado de eficiência energética.
A legislação abrange todos os edifícios residenciais e de serviços a construir e tem como principal objectivo diminuir os excessos de consumo. A Sociedade Portuguesa de Certificação Energética sublinha ainda que, para além da diminuição do consumo energético, existe uma preocupação ambiental, na medida em que, cada português gasta em média um barril de petróleo por mês e emite cerca de três toneladas de dióxido de carbono.
João Farinha Mendes, director da Unidade de Energia Solar e Térmica de Edifícios, do Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação (INETI) refere que esta certificação poderá implicar que, numa primeira fase, os consumidores paguem mais mas “a tendência será para nivelar os edifícios pelas classes energéticas mais altas”. Para além disso, o investimento será recuperado a médio prazo, uma vez que o menor consumo de energia vai levar a que haja uma diminuição dos custos.
Refira-se que com a entrada em vigor da nova legislação, haverá uma melhoria na construção, o que pode abrir uma janela para as empresas nacionais, já que as obriga a usar soluções de melhor qualidade. Veja-se o caso da empresa Vulcano, fabricante de equipamentos para produção de água quente, que investiu 12 milhões de euros numa fábrica, em Aveiro, que terá capacidade para fabricar 150 mil painéis por ano, sendo a maior parte da produção para exportação.

No entanto, e tal como já referi aqui em artigos anteriores relacionados com esta matéria, um potencial bloqueio ao desenvolvimento do mercado prende-se com o facto de não haver ao nível da habitação incentivos suficientes para cativar as pessoas e levá-las a optarem, por exemplo, por painéis solares.

A partir do ano 2009, esta exigência vai ser alargada às casas antigas, construídas antes da nova legislação. Desta forma, quem comprar ou arrendar estes imóveis ficará a saber os seus valores de consumo de energia.

Por cá também temos já algumas empresas que comercializam produtos baseados em energias renováveis, como por exemplo a Alenenergy, situada na Zona Industrial de Portalegre, que também já foi alvo de destaque nesta secção.

SAUDAÇÕES AMBIENTAIS

Sitio recomendado – http://www.ambienteonline.pt/ – Portal sobre temática ambiental

1 comentário:

Anónimo disse...

gostaria ter deixar aqui a informação de que se vai realizar no dia 20 de julho em coimbra um seminário sobre a certificação energética de edifícios.
para mais informações contactar
secretariado@conclusao.com ou Telf. 239 497 990
Fax. 239 497 999