domingo, junho 03, 2007

DIA MUNDIAL AMBIENTE

Comemora-se na próxima terça-feira, dia 05 de Junho o Dia Mundial do Ambiente. As cerimónias oficiais desta efeméride terão lugar em Tromso, na Noruega, segundo comunicou o Programa das Nações Unidas para o Ambiente. Tendo como slogan "Melting ice – a Hot Topic", as comemorações mundiais incidirão sobre o efeito das alterações climáticas que se prevê serão maiores nos pólos levando ao degelo.
Visto que 2007 é o Ano Internacional Polar, realizar-se-ão em várias cidades norueguesas iniciativas para alertar as populações acerca dos perigos das alterações climáticas para a vida das pessoas e para a biodiversidade, nomeadamente nas regiões polares.Com o aumento da temperatura nos pólos, o degelo tem sido significativo e animais como por exemplo os ursos polares têm sido encontrados mortos devido ao facto de não encontrarem massas de gelo e terem de nadar grandes distâncias.Apesar de as cerimónias incidirem sobre os pólos, as alterações climáticas far-se-ão sentir em todo o mundo e o degelo das calotes polares, para além de poderem fazer subir o nível do mar, podem ter outros efeitos a nível climático afectando zonas muito distantes.
Para mostrar essas alterações poderá visionar o filme disponível na Internet em http://www.green.tv/pole_to_pole/ e, se é educador, discuta-o com os seus educandos, pois, sendo a Terra finita e a atmosfera global, somos todos “conTerrâneos” e o que sucede num local, mesmo que distante, tem consequências por vezes a milhares de quilómetros.
Deste modo, as alterações climáticas são um problema que diz respeito a todos, até porque todos somos responsáveis pelos gases com efeito de estufa que são libertados diariamente do escape dos nossos automóveis, da chaminé das centrais que produzem a energia, entre outros.
Em Portugal, foi criado o Fórum Pós-Quioto que pretende ser um espaço de divulgação e participação da sociedade civil neste assunto tão premente que é a luta contra as alterações climáticas. Consulte http://www.forum-posquioto.org/

Por cá, aproveito para fazer referência à iniciativa que vai ser levada a cabo pela Junta de Freguesia de Alegrete, na qual estarei presente, que irá consistir num dia cheio de actividades para as crianças do 1.º ciclo e do pré-escolar daquela freguesia. Do programa consta uma palestra alusiva à importância da árvore e da floresta e no final os alunos poderão plantar algumas árvores.
Está de parabéns a Junta de Freguesia de Alegrete por esta magnifica iniciativa, não esquecendo este dia mundial do ambiente.

SAUDAÇÕES AMBIENTAIS

Sem comentários: