segunda-feira, janeiro 15, 2007

O BOM SAI BEM...

Foi aprovado recentemente um mega-projecto da Pescanova a realizar numa zona classificada como Rede Natura 2000. O presente projecto foi, numa primeira fase, chumbado em Espanha exactamente por estar em Rede Natura.
Em Portugal, o Estado Português não só o aprovou, como vai financiá-lo como Projecto de Interesse Nacional, em cerca de 45 milhões de euros, em subsídios e créditos fiscais.
O projecto da multinacional espanhola Pescanova consiste na construção da maior fábrica de pregado do mundo em Mira, no Distrito de Coimbra, com uma produção estimada de 10.000 toneladas de peixe por ano, sendo 90% destinados à exportação para o mercado europeu.

Segundo o Jornal de Negócios, o investimento é de cerca de 350 milhões de euros e vai criar, pelo menos, duas centenas de novos postos de trabalho.
Trata-se sem dúvida de um projecto importante para a recuperação da economia nacional, no entanto possui elevados impactes ambientais negativos, uma vez que implica a destruição de mais de 100 hectares de terrenos florestados ou com vegetação dunar classificados como Rede Natura. Basta olharmos para uma situação bastante actual, Costa da Caparica, para percebermos a gravidade desta situação.
O Homem vai intervindo na natureza a seu belo prazer, indignando-se à posteriori com as catástrofes que daí resultam.
Sou, sem dúvida, a favor do desenvolvimento das sociedades, mas projectos como este, demonstram um desenvolvimento muito pouco sustentável.

Como refere a Associação Quercus em comunicado, torna-se preocupante a tendência verificada em Portugal de utilizar a legislação dos Projectos de Interesse Nacional para facilitar a construção em terrenos classificados, em desrespeito pela legislação comunitária. É a tal questão da última alínea que nega tudo que foi dito anteriormente…

Para terminar esta que é a edição n.º 50 da Fonte Verde, queria apenas deixar a minha palavra de incentivo ao colega e amigo Artur Ribeiro, que começou a escrever também sobre Ambiente no Jornal Alto Alentejo. Todos juntos seremos sempre poucos em prol do Ambiente.
SAUDAÇÕES AMBIENTAIS

1 comentário:

O Restaurador disse...

É com o maior prazer que anuncio que já está em marcha a eleição das 7 Maravilhas de Vila Viçosa .

Esta votação irá ser organizada pelo Terras de Mármore e contará com o apoio e divulgação dos nossos blogues individuais, A Interpretação do Tempo, Calipole – Vila Viçosa – Princesa do Alentejo , INFOCALIPO, Intervisão, O Restaurador da Independência e Tomar Partido, assim como do Neste Meu Alentejo e O Calipolense Taurino .

Esta iniciativa surge no âmbito da votação para as 7 Maravilhas de Portugal, na qual o Paço Ducal de Vila Viçosa está a concurso. Assim com o intuito de chamar a atenção dos Calipolenses, dos Alentejanos, dos Portugueses e dos Cidadãos do Mundo para Vila Viçosa, o seu Paço Ducal e as restantes 20 Maravilhas que estão a concurso, o Terras de Mármore arranca com a votação para as 7 Maravilhas de Vila Viçosa.

Actualmente estão a concurso 61 monumentos do Concelho de Vila Viçosa (Vila Viçosa, Bencatel, Ciladas, São Romão e Pardais), que estão a ser estudados cuidadosamente pelos elementos do Terras de Mármore, pelos bloggers do Neste Meu Alentejo e O Calipolense Taurino e por mais algumas pessoas por mim convidadas. Destes 61 monumentos, apenas 21 irão a concurso, o qual estará aberto a todos os quantos queiram participar nesta iniciativa e que desde já, convidamos a participar, não somente Calipolenses, mas sim também Alentejanos, Portugueses, Cidadãos do Mundo.

Para votar nas 7 Maravilhas de Vila Viçosa, basta enviar um e-mail para orestaurador@gmail.com ou terrasdemarmore@sapo.pt referindo os 7 monumentos que acha merecedores de figurarem na lista das 7 Maravilhas de Vila Viçosa, assim como o seu nome e localidade. Optamos por este metodo de votação de modo a evitar que haja pessoas a votar mais do que uma vez nos mesmos monumentos e para que a votação possa ser a mais dispersa possível. Mais uma vez repito que todos podem votar, participar e divulgar!

À semelhança das votações para as 7 Novas Maravilhas do Mundo e 7 Maravilhas de Portugal, também o resultado das 7 Maravilhas de Vila Viçosa irá ser divulgado no dia 7 de Julho de 2007, dia esse que esperamos seja de festa em Vila Viçosa com a eleição do Paço Ducal de Vila Viçosa como Maravilha de Portugal.

Temos consciência de que a lista final de 21 monumentos não irá agradar a todos, mas infelizmente é impossível agradar a todas as pessoas. Contudo, pensamos que independentemente dos monumentos que venham a estar representados na lista final de 21 monumentos, irão ser uns dignos representantes de Vila Viçosa e do seu concelho por essa blogosfera fora!

Senhoras e Senhores, os dados estão lançados!!!

Nuno Faritas Lobo