terça-feira, dezembro 26, 2006

NATAL AMBIENTAL


Mais um ano passou e o Natal está de volta para animar as crianças e desanimar a carteira dos pais.
Nesta época em que todos se lembram dos mais necessitados (pena ser só nesta altura!), é bom que não nos esqueçamos do ambiente.
Pode dizer-se que no mês de Dezembro a produção de resíduos é bastante elevada, fruto do consumo desmedido que se verifica um pouco por todo o lado.
Neste sentido, a associação ambientalista Quercus, à semelhança do que fez em anos anteriores, enumera alguns conselhos para que todos tenham um Natal mais ecológico. Seleccionei apenas os conselhos “pós Natal”, tendo em conta a altura em que nos encontramos. Assim:
- Guarde os laços e o papel de embrulho para que os possa utilizar noutras ocasiões; muitas embalagens, caixas de prendas, papéis de embrulho podem ser utilizados pelas crianças para fazer divertidos objectos, como máscaras, porta canetas, etc.
- Separe todas as embalagens – papel/cartão; plástico; metal – e coloque-as no ecoponto mais próximo, evitando assim os amontoados de lixo que marcam o dia de Natal; este é um bom momento para verificar se foi um cidadão ambientalmente consciente nas suas compras.
- Depois das festas, vêm as limpezas. Procure reduzir a quantidade e perigosidade dos produtos de limpeza que utiliza. Prefira os biodegradáveis e/ou em recargas.
- Não deite as pilhas para o lixo, coloque sempre no pilhão. As pilhas recarregáveis são uma alternativa económica e ecológica.
- Reflicta ao longo do ano sobre a utilidade que foi dada às prendas que ofereceu.
- Mantenha-se solidário com as diversas campanhas que se vão desenrolando ao longo do ano.

Se seguir estes conselhos, terá certamente um Natal mais sustentável.

Resta-me finalmente, desejar-lhe a si caro(a) leitor(a) e a toda a sua família o Natal mais feliz de todos e que o próximo ano traga tudo aquilo que vocês desejarem.
Quanto a mim, voltarei no próximo ano com mais…

SAUDAÇÕES AMBIENTAIS

Sem comentários: