segunda-feira, novembro 27, 2006

COMPOSTAGEM NAS ESCOLAS



Arrancou no passado dia 06 de Novembro o projecto “Compostagem nas Escolas”. Desenvolvido pela Câmara Municipal de Portalegre e com a colaboração da VALNOR, o projecto abrange neste momento oito escolas da cidade de Portalegre: Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Escola Superior de Educação, Escola Secundária S. Lourenço, Escola Secundária Mouzinho da Silveira, Escola B. 2,3 José Régio, Escola B. 2,3 Cristóvão Falcão, Escola Básica 1 da Corredoura e Escola Básica 1 dos Assentos.
O projecto foi pensado já em 2004, mas por várias razões arrancou apenas este ano. Antecipando o arranque da Central de Compostagem da VALNOR, no próximo ano, pretende levar aos jovens o processo da reciclagem orgânica, uma vez que quanto à reciclagem de inorgânicos como o papel, plástico e o vidro, as coisas têm corrido bem, fruto também das inúmeras acções de divulgação e sensibilização.

Foi entregue a cada escola participante um compostor, que é o recipiente semelhante a um contentor do lixo, no qual se vai desenvolver o processo da reciclagem orgânica. Foi seleccionada uma turma por escola para ficar responsável pelo compostor, no entanto todos podem participar colocando os resíduos orgânicos apropriados tais como: restos de hortaliça, cascas de fruta, folhas e sacos de chá, cascas de batatas, aparas de relva, folhas, ervas, ramos de arbustos, palha, entre outros.
No final do processo o que sobra é uma substância com cheiro a terra semelhante a um solo rico em substâncias orgânicas. O composto pode ser usado em relvados, jardins, quintais, à volta das árvores ou mesmo em plantas envasadas. Este fertilizante melhora a estrutura e porosidade dos solos, quer arenosos quer calcários, permitindo uma melhor retenção de água e nutrientes e um melhor arejamento, reduzindo a erosão. Alguns estudos demonstraram que o uso do composto diminui a ocorrência de determinadas pragas das plantas.
Refira-se que este processo é muito demorado, uma vez que é necessário algum tempo para a matéria orgânica entrar em decomposição, pelo que faço um apelo às escolas participantes, não desmotivem com o passar do tempo, pois o resultado final vai-vos surpreender certamente.
Bom trabalho para todos e que façam um bom composto.

SAUDAÇÕES AMBIENTAIS

Site recomendado – http://www.cm-portalegre.pt/ (consultar o tema Ambiente e a secção compostagem doméstica)

Sem comentários: