segunda-feira, junho 12, 2006

SEMANA EM CHEIO

Caros leitores, como certamente se aperceberam através dos meios de comunicação social, comemorou-se na passada 2.ª Feira, dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Ambiente.
Ao contrário de anos anteriores, este ano não se realizou a iniciativa “Serra Limpa, Serra Protegida”, não só pelo facto do dia 5 de Junho coincidir com um dia de semana, mas também pela decrescente participação, ano após ano, das gentes da nossa terra (o eterno problema!). Ainda assim, há a assinalar uma série de inaugurações que decorreram nesse mesmo dia. Consciente de que essas inaugurações serão alvo de uma análise mais pormenorizada por quem de direito (entenda-se jornalistas), pretendia destacar dois acontecimentos: a inauguração do Ecocentro de Portalegre e a entrada em funcionamento dos contentores enterrados.

Comecemos então pelo Ecocentro, que está localizado na Zona Industrial, mesmo em frente ao Centro de Formação Profissional. Neste espaço, o munícipe poderá depositar diversos tipos de resíduos tais como papel, cartão, plástico, vidro, velhos electrodomésticos, madeiras não tratadas, restos de jardinagem e óleos alimentares. Refira-se que a deposição de resíduos é gratuita, podendo ser feita de 2.ª a 6.ª Feira, dos 09h-12h e das 14h-18h, enquanto que nos sábados o horário é das 08h-13h. Como vê, tem mais uma razão para não depositar os resíduos volumosos junto aos contentores!

O outro assunto sobre o qual queria falar, é relativo aos contentores enterrados, sobre os quais já escrevi um artigo nesta secção.
Para já, os contentores existentes localizam-se no Bairro dos Assentos, na Urbanização do Planalto, no Largo dos Combatentes, no Largo Dr. Frederico Laranjo, na R. Guilherme Gomes Fernandes (frente à Câmara Municipal de Portalegre), no início da Rua Torre do Pessegueiro (frente ao Restaurante Poeiras) e na Urbanização Bela Vista (perto dos Bombeiros Voluntários).
Nestes locais, assim que os contentores entraram em funcionamento, os contentores verdes que antes existiam foram retirados. O que acontece é que há pessoas que devem pensar que alguém roubou os contentores ou então que os contentores foram a arranjar, uma vez que continuam a depositar os resíduos nos locais onde se encontravam anteriormente!
Sei que há ainda algumas dúvidas sobre que tipos de resíduos podem aí ser colocados, no entanto todos os contentores dão essa informação. Ainda assim, e como há pessoas que não sabem ler, poderão identificar através das cores: castanho (lixo comum), verde (vidro), amarelo (plástico), azul (papel e cartão).
Pior ainda são aquelas pessoas que sabem ler, que não são daltónicas, mas que ainda assim continuam a agir de modo a prejudicar o ambiente; quanto a essas…

Termino com mais uma novidade. Criei há pouco tempo uma página na Internet, na qual coloquei todos os artigos que escrevi até ao momento e que será actualizada sempre que sair um novo artigo. Fi-lo a pensar em vós, que acompanham a Fonte Verde e que por vezes me solicitavam via mail, artigos já publicados. Se tiverem oportunidade visitem-na, poderão aí comentar os artigos, deixar uma opinião ou fazer uma pergunta. O endereço é http://fonteverde.blogspot.com

SAUDAÇÕES AMBIENTAIS

Sem comentários: