segunda-feira, abril 26, 2010

VULCÃO NA ISLÂNDIA

A erupção, no dia 14 de Abril de um vulcão na Islândia causou o caos nos aeroportos europeus devido ao cancelamento de milhares de voos. No entanto, o encerramento do espaço aéreo não é a única consequência do alastramento da nuvem de cinzas emitidas pelo vulcão.
A presença na atmosfera das partículas de cinza pode, a curto prazo, ter efeitos negativos na saúde, sobretudo para quem padece de problemas respiratórios. Por outro lado, se as partículas atingirem a estratosfera (cujo limite inferior se encontra 12Km acima da superfície terrestre), pode ocorrer uma redução da temperatura global, alertou um cientista da Universidade de Viena. Com efeito, se a nuvem de cinza chegar à estratosfera, onde não há chuvas, as partículas poderiam permanecer em suspensão durante dois ou três anos.
Durante esse período parte da radiação solar incidente sobre a Terra seria reflectida para o espaço não atingindo a superfície terrestre, o que resultaria numa diminuição da temperatura, algo que a que já se assistiu em 1991, aquando da erupção do Pinatubo, nas Filipinas. Este vulcão arrefeceu a superfície terrestre em 0,5 grau Celsius no ano 1992, o que foi suficiente para compensar o impacto dos gases causadores de efeito estufa entre 1991 e 1993. O arrefecimento explica-se por uma fórmula simples: o vulcão liberta uma grande quantidade de cinzas vulcânicas e dióxido de enxofre, que são transportados para a estratosfera. Aí, fenómenos físico-químicos criam uma fina camada de partículas esbranquiçadas que, durante meses ou anos, circundam a Terra e reflectem parte dos raios solares, impedindo que a radiação atinja o solo.
No entanto, segundo um investigador espanhol do CSIC (Conselho Superior de Investigações Científicas), a nuvem de cinzas que resultou da erupção é “relativamente pequena” pelo que a contaminação ambiental é “relativamente baixa”.
Na Islândia uma outra consequência da erupção do vulcão foi o degelo do glaciar Eyjafjällajokul situado sobre a cratera, que causou a formação de grandes massas de água que se deslocaram encosta abaixo, transportando grandes blocos de gelo, obrigando à evacuação dos habitantes locais.
Este fenómeno veio mais uma vez provar que independentemente dos avanços tecnológicos e do pretenso poder do ser humano, nada tem mais força que a natureza!

SAUDAÇÕES AMBIENTAIS

Sítio recomendado – http://www.naturlink.pt/

Sem comentários: