sexta-feira, março 05, 2010

DINO EXPO

A empresa holandesa Creatures & Features e o Geopark Naturtejo apresentam a maior exposição de dinossáurios alguma vez realizada em Portugal. Com o tema “Dinossáurios invadem o Geopark”, a exposição a realizar no Centro de Exposições da NERCAB (Castelo Branco), entre Março e Setembro, é composta por: esqueletos completos e crânios de dinossáurios, aves e répteis voadores, modelos “de carne” e ainda ovos, ninhos e ovos com embriões, garras e dentes. Para além disso possui ainda uma área educativa com um gigantesco esqueleto real de Diplodocus.

Neste âmbito foi criado um programa educativo que inclui uma visita pedagógica à exposição, exploração de conteúdos adaptada aos diferentes níveis de ensino e aplicações aos dinossáurios de Portugal.
Na visita à área educativa com um Diplodocus real os alunos podem observar o cenário reconstituído de uma escavação no Wyoming (E.U.A.).
Na escavação de uma réplica de Tarbosaurus bataar os alunos encarnam a pele de paleontólogos por uma hora, aprendendo e aplicando técnicas de escavação, limpeza e manipulação de fósseis auxiliados por instrumentos usados por estes cientistas.
Na elaboração de réplicas de dentes e garras de dinossáurios os alunos fazem moldes em gesso, com tamanho real e depois poderão pintá-los.
O programa educativo tem a duração de três horas por turma e estarão presentes monitores com formação adequada para explorarem pedagogicamente os conteúdos adaptados aos diferentes níveis de ensino e darem apoio nas actividades.

Apesar do “quartel-general” da exposição ser o Centro de Exposições da NERCAB, está previsto que uma exposição itinerante percorra os municípios pertencentes à Naturtejo, como é o caso de Portalegre.

A Naturtejo tem também preparados programas de três dias e duas noites, sem dúvida um excelente programa para as famílias à Rota dos Dinossáurios e dos Fósseis do Geopark Naturtejo.

Recordo-me de há cerca de 17 anos aproximadamente visitar uma exposição semelhante em Lisboa, no Museu Nacional de História Natural e posso dizer que foi uma exposição que nunca mais esqueci, pela sua dimensão e conteúdo. Também por esta razão tenho muita curiosidade em visitar a DINO EXPO. Imperdível!


SAUDAÇÕES AMBIENTAIS

Sítio recomendado – http://www.naturtejo.com/

Sem comentários: