sexta-feira, janeiro 15, 2010

7 MARAVILHAS NATURAIS

A New 7 Wonders Portugal apresentou na passada semana a lista longa de 323 candidatos a “7 Maravilhas Naturais de Portugal®”, bem como a parceria institucional com o Ministério do Ambiente, Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), Liga para a Protecção do Ambiente (LPN), Quercus, GEOTA e National Geographic Portugal e Gingko.
Após o levantamento exaustivo realizado pela organização foram validadas 323 Candidaturas por parte das autarquias de todo o país que tutelam os locais identificados. Nesta primeira fase do projecto a organização contou ainda com o apoio e validação dos parceiros institucionais.
Humberto Rosa, Secretário de Estado do Ambiente, afirmou que: “O nosso país tem um património natural muito valioso e variado, que é frequentemente esquecido ou desvalorizado. Pô-lo em evidência através das “7 Maravilhas Naturais de Portugal®” é especialmente oportuno, no contexto do Ano Internacional da Biodiversidade em curso”.
Já António Vitorino, Comissário para as “7 Maravilhas Naturais de Portugal®” acrescentou que: “Consciencializar os portugueses para a preservação do meio ambiente e do património natural é o nosso grande objectivo. O primeiro passo está dado e acreditamos que a partir daqui o envolvimento das pessoas será ainda maior. Cuidar das belezas naturais do nosso país vai ser uma prioridade de todos em 2010”.

Portalegre apresentou uma candidatura à categoria “Grandes Relevos”, com a Serra de S. Mamede. Com uma altitude de 1025m, é a mais elevada ao sul do Tejo, com cerca de 40Km de comprimento e 10Km de largura e é o extremo ocidental da cordilheira Luso-Espanhola. Surge da peneplanicie alentejana com duas plataformas, a das Carreiras e a dos Alvarrões. As condições orográficas existentes, dois planaltos centrais, vales largos dos quais se elevam altos cumes, dão a sensação de existência de várias serras. Dentre os vales largos encontram-se os da Escusa, Porto da Espada, S. Julião, Freguesia, Porto Roque e do Sovrete. A região da Serra de S. Mamede inclui a maior mancha do devónico português assim como outras manchas de terrenos paleozóicos.
A altitude da Serra de S. Mamede, combinada com as condições climáticas e pedológicas, permite a existência de uma flora muito variada. Do ponto de vista faunistico, a região é muito rica e diversificada. Os terrenos cultivados, as escarpas, os matagais e os terrenos despidos de vegetação misturam-se de tal maneira que os habitats surgem próximos uns dos outros, por vezes de forma contusa.

A próxima fase do projecto consiste na criação de um painel de 77 especialistas, representantes das várias áreas científicas e com representatividade geográfica nacional, para chegar a uma lista de 77 locais naturais pré-finalistas. Posteriormente um painel de 21 personalidades notáveis do nosso país irá escolher as 21 Maravilhas finalistas, as quais serão apresentadas para votação pública a 7 de Março de 2010.
Nesta lista de 21 Maravilhas finalistas terá que estar presente, no mínimo, um finalista de cada uma das sete regiões do país: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira. Desta forma, a New 7 Wonders Portugal assegura a representatividade geográfica do país.
A votação termina a 7 de Setembro de 2010 e as “7 Maravilhas Naturais de Portugal®” serão conhecidas no mesmo mês.

SAUDAÇÕES AMBIENTAIS

Sítio recomendado – http://www.7maravilhas.sapo.pt/

Sem comentários: