sexta-feira, fevereiro 13, 2009

NATURTEJO E ICT-VR

Realizou-se entre os dias 28 de Janeiro e 1 de Fevereiro a Feira Internacional de Turismo de Madrid (FITUR-Madrid). Aquela que ultrapassou este ano todas as importantes feiras de turismo a nível internacional contou com a presença de mais de 250.000 visitantes e 2000 stands em representação de organismos nacionais e de empresas relacionadas com o sector turístico, destacando-se o stand de Portugal como a maior representação estrangeira aí presente.
Quem marcou presença, em representação das redes Europeia e Global de Geoparques sob os auspícios da UNESCO, foi a Naturtejo, através do stand “Territórios de Inovação”, tendo cativado milhares de visitantes.
O stand da Naturtejo caracterizou-se pela inovação no modo como apresentou o seu território, com o apoio de empresas e instituições da região. O design de linhas arrojadas, com imagens das mais belas paisagens dos geoparques fortemente iluminadas e atraentes, resultou da inspiração da empresa MAD & Publicidade, de Castelo Branco.
O Internacional Center for Technology in Virtual Reality (ICT-VR) de Portalegre desenvolveu com o Geoparque Naturtejo dois sistemas interactivos para dinamizar o stand. O primeiro sistema apresentado foi o Geoparque 3D. Com recurso a técnicas para a produção de imagens 3D a partir de fotografias do Geoparque, permitiu aos visitantes visualizar as mais belas paisagens e os seus geossítios, deixando a sensação de estarem inseridos em pleno território Naturtejo despertando-lhes assim o interesse para o visitar.
O segundo sistema apresentado foi a Trilobite Virtual. Trata-se de um sistema elaborado a partir de técnicas de modelação 3D, associadas a técnicas de realidade aumentada. Surge assim uma Trilobite, artrópode extinto há cerca de 250 milhões de anos que viveu no território do Geoparque, com o intuito de se visualizar a sua morfologia e os seus movimentos, deduzidos pelos geólogos através dos seus fósseis e de marcas por eles deixadas nos estratos que outrora percorriam e remexiam em busca de alimentos. Locais como este podem ser visitados no território do Geoparque, com a realização das suas rotas temáticas, mais concretamente a rota dos Fósseis em Penha Garcia.
Decorrente desta parceria, o Presidente da Câmara de Portalegre, Mata Cáceres, e o Director do Centro de Realidade Virtual, o Dr. Gastão Marques, estiveram presentes exclusivamente para visitar o stand do Geopark Naturtejo, demonstrando entusiasmo pelo território e pelas potencialidades de integração de novas tecnologias na recepção de turistas e interpretação das paisagens e da cultura.
Cada vez mais a FITUR demonstra a sua importância fundamental para reforçar a posição da Naturtejo no mercado turístico internacional fortemente competitivo. Esta visibilidade assenta numa aposta declarada em uma marca turística diferenciadora, o Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, com o cunho de excelência da UNESCO. Esta marca caracteriza-se pela abordagem integradora do turismo sustentável, que alia a natureza (a geodiversidade e a biodiversidade), o património construído, a cultura local, as actividades desportivas e o saber fazer e receber numa lógica de Geoturismo, ou o turismo que usufrui e respeita a Terra.
Para finalizar queria aqui destacar o trabalho desenvolvido pelo Eng.º Rodrigo Ceia (estagiário do Município de Portalegre) que fez a ponte entre a Naturtejo e o ICT-VR, tendo contribuído com os seus valiosos conhecimentos técnicos para que isso fosse possível, em nome do Município de Portalegre. Esta parceria é sem dúvida de louvar, tendo em consideração o resultado final alcançado, demonstrando assim mais uma das potencialidades do ICT-VR.


SAUDAÇÕES AMBIENTAIS

Sítio recomendado – http://www.naturtejo.com/

Sem comentários: