sexta-feira, setembro 05, 2008

SAUDADES

Caros leitores, o Fonte Verde está de volta após o habitual período de férias. Espero que tenham recarregado as baterias e que tenham tido o merecido descanso, que é aquilo que mais desejamos nestas alturas.
Ao décimo dia do mês de Julho de 2004, foi publicado neste mesmo jornal um artigo meu intitulado “Surfistas da Noite”. Foi o primeiro artigo que escrevi, na altura ainda não como colaborador do Fonte Nova. O artigo relatava o início da minha vida profissional, enquanto estagiário do Município de Portalegre, mais propriamente o trabalho que acompanhei dos funcionários da recolha de lixo neste concelho.Resolvi relembrar este artigo, embora pelos piores motivos.
Como é do conhecimento da maioria das pessoas de Portalegre, na madrugada do dia 12 de Agosto, um trágico acidente ceifou a vida a um motorista da Câmara Municipal de Portalegre, enquanto desempenhava as suas funções. O Sr. Virgílio Curião era um excelente profissional, e acima de tudo, um excelente amigo. Quis o destino que nos deixasse mais cedo do que aquilo que seria expectável, sem nos dar sequer a oportunidade de lhe agradecermos por tudo aquilo que fez enquanto profissional.
Este tipo de acontecimentos deixa-nos sempre sem palavras e com imensas dúvidas. Porquê? Para quê? Perguntas para as quais ninguém consegue arranjar uma resposta.
É certo e sabido que a vida tem de seguir, mas noto alguma mágoa, principalmente junto dos colegas de profissão, cujo seu trabalho é subvalorizado pela maior parte das pessoas. O “Homem do lixo” será sempre o “Homem do lixo”! No entanto é uma profissão que deve merecer o mesmo respeito que qualquer outra profissão, pela importância que tem.

Quero dedicar este artigo a si, Sr. Virgílio, não só em meu nome mas em nome de todos aqueles amigos que marcaram presença na última despedida que lhe foi feita.
Aos filhos, de quem também sou amigo, e à esposa, assim como a toda a família, deixo os meus sinceros sentimentos.

Até um dia amigo, já temos saudades…

Sem comentários: