sábado, março 10, 2007

ALTERAÇÕES NA SEPARAÇÃO


Parece que desta é de vez. A Sociedade Ponto Verde (instituição privada sem fins lucrativos que tem por missão organizar e gerir a retoma e valorização de resíduos de embalagens, através da implementação do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE), mais conhecido como "Sistema Ponto Verde".), em comunicado de 28 de Fevereiro refere que a regra de deposição das ECAL (embalagens de cartão para alimentos líquidos), vulgarmente conhecidas como pacotes/embalagens de leite e sumos, passa a ser a mesma para todo o País: o contentor amarelo do ecoponto.Até agora, existiam divergências quanto ao contentor do ecoponto onde colocar estas embalagens, já que em alguns municípios a indicação era o contentor amarelo do ecoponto (destinado aos plásticos e metais), noutros o contentor azul (destinado ao papel/cartão).
Quando em Agosto de 2005 publiquei um artigo sobre este tema, pensei que já tivesse sido finalmente definido em que contentor colocar este tipo de embalagens, mas rapidamente fui informado de que ainda não havia nada oficial. Agora e passados quase dois anos, parece que há consenso nas regras de deposição.
Esta discrepância persistiu ao longo dos anos de existência do sistema de reciclagem em que os argumentos de ambas as partes se foram mantendo válidos e não parecia possível um consenso. Ao longo deste tempo a SPV sempre assegurou e continua a assegurar que, independentemente do contentor onde as embalagens fossem colocadas (amarelo ou azul) estas serão encaminhadas para reciclagem.
Com o objectivo de uniformizar/harmonizar esta regra, e simplificar a participação do consumidor com uma indicação comum em todo o País, a Sociedade Ponto Verde, a Recipac (Fileira do Papel/Cartão) e os Sistemas Municipais e Autarquias aderentes ao Sistema Ponto Verde criaram um grupo de trabalho que após análise da situação concluiu que o contentor amarelo é o mais indicado para a deposição destas embalagens.
A Sociedade Ponto Verde manifesta a sua satisfação com o acordo agora alcançado. Segundo o Director-Geral da SPV, Luís Veiga Martins: ”Para facilitar a separação por parte dos consumidores era essencial que se acordasse numa indicação comum para a colocação dos pacotes de leite e sumos. Agora que se chegou a esse consenso, todos nos congratulamos com o resultado alcançado.” Acrescenta ainda que: “O objectivo principal da Sociedade Ponto Verde continua a ser o de alcançar as metas de reciclagem impostas para 2011. Para isso contamos com o consumidor e tentamos simplificar ao máximo a sua participação”.
Muitas das embalagens que circulam actualmente no mercado têm a indicação do contentor do ecoponto onde devem ser colocadas, resultado de uma iniciativa promovida pela Sociedade Ponto Verde. Como até agora a indicação da SPV para os pacotes de leite e sumos era a sua colocação no contentor azul do ecoponto, muitas destas embalagens têm essa indicação. O Director-Geral da SPV esclarece:” É natural que durante algum tempo seja esta a indicação que surja nas embalagens. Os embaladores precisarão de tempo para rectificar esta indicação, já que esta alteração irá implicar, não só o escoamento dos stocks já existentes (embalagem e produto final), como também a alteração dos rótulos das embalagens”. Para que esta situação seja regularizada o mais rapidamente possível, todas as empresas embaladoras aderentes da Sociedade Ponto Verde foram já contactadas no sentido de analisarem a melhor forma de alterar no mais curto espaço de tempo esta indicação.

Portanto já sabem, a partir de agora, todas estas embalagens devem ser colocadas no ecoponto amarelo. Espero que não haja mais alarido em volta de uma situação que, quanto a mim, não justifica tamanha discussão. Mas claro, é apenas a minha opinião…

Para finalizar, aproveito este espaço para divulgar um debate que contará com a presença de várias entidades, sob o tema “A População, o Ambiente e o novo PDM de Portalegre”. Organizado pelo Núcleo de Portalegre da QUERCUS, o debate decorrerá no próximo dia 13 de Março, pelas 21h00, no auditório do Instituto Politécnico de Portalegre, junto à igreja da Sé.

SAUDAÇÕES AMBIENTAIS

Site recomendado – http://www.pontoverde.pt/ – sitio da Sociedade Ponto Verde

Sem comentários: