segunda-feira, julho 17, 2006

RESÍDUOS VOLUMOSOS

É com algum desagrado, que mais uma vez venho apelar à compreensão dos portalegrenses relativamente à deposição indevida de resíduos na via pública.
Quando, por exemplo, se procede à instalação de alguns contentores enterrados na nossa cidade, o objectivo principal é que terminem as montanhas de lixo que se iam amontoando à medida que cada um se lembrava de aí colocar o que bem lhe apetecesse. Com isso, conseguimos evitar a má imagem da nossa cidade, não só para os que nos visitam, mas acima de tudo para aqueles que aqui habitam.
No entanto, e apesar dos apelos feitos por variadíssimas pessoas (incluindo eu!), alguns continuam a agir como se nada fosse e como se vivêssemos ainda nos tempos que já lá vão.

Quando alguém tiver um ou mais resíduos volumosos (também conhecidos por monos ou monstros) para deitar fora, poderá agir de várias maneiras:
- Ligar para o Gabinete do Munícipe da Câmara Municipal de Portalegre, através do número grátis 800 200 150, solicitando essa remoção. Esta opção serve apenas para os moradores da cidade de Portalegre; quanto aos outros munícipes, existem nas freguesias rurais algumas cubas onde poderão depositar esses mesmos resíduos;
- Dirigir-se ao Ecocentro de Portalegre, inaugurado no passado dia 5 de Outubro, que se localiza na Zona Industrial de Portalegre.
As pessoas que se localizam noutros concelhos, deverão solicitar informação nas Câmaras Municipais respectivas.

Por vezes, há quem se queixe, e com alguma razão que ainda não há solução para um determinado tipo de resíduo e por essa razão não podem encaminhá-lo correctamente, mas por vezes isto é apenas uma desculpa, porque sempre que podem, lá vão eles deixar o seu sofá, o seu colchão, o seu frigorifico velho e outros mais, ao contentor mais próximo.
Felizmente para nós, há já muita gente que se preocupa com o encaminhamento correcto dos resíduos e ainda bem para nós, caso contrário estaríamos bem tramados!
Aqui fica, mais uma vez, o meu apelo para que se mudem os hábitos e para que caminhemos todos para a melhoria contínua, pois uma cidade nova com uma mentalidade velha não combinam, não acham?


SAUDAÇÕES AMBIENTAIS

Sem comentários: