
Depois do sucesso alcançado na Universidade do Minho, onde existem desde Janeiro cerca de 400 BUTE em circulação, número que deverá ascender a duas mil até ao final do ano, o projecto “BUTE – Bicicleta de Utilização Estudantil” vai agora expandir-se aos pólos universitários de Porto, Aveiro e Lisboa.
Segundo a empresa responsável pelo projecto, Ideiabiba, “esta adesão explica-se pelas vantagens deste meio de transporte para o meio ambiente, assim como para a saúde e a bolsa dos estudantes, aumentando a sua mobilidade nos meios urbanos de forma saudável, sem emissões de gases poluentes e a custo zero”. De acordo com o responsável da empresa, José Nuno Amaro, a expansão deste projecto inovador já levou à criação de uma segunda empresa, a Wise Universe, uma estrutura independente que vai assegurar a gestão do projecto, tanto ao nível comercial como logístico.
As BUTES podem ser atribuídas, de forma gratuita, a alunos, docentes e colaboradores universitários por um período de três anos, sendo que no final do prazo os seus utilizadores podem optar pela aquisição da bicicleta, mediante o pagamento de 25 euros.
Trata-se, sem dúvida, de uma excelente ideia que poderia ser adoptada em Portalegre, para servir de meio de transporte para os muitos estudantes que aqui vivem, permitindo assim deslocações ecológicas, económicas e benéficas para a saúde. Para aqueles que já estão de férias, desejo uma boa continuação. Para os que ainda se encontram às voltas com trabalhos, frequências e exames, desejo boa sorte.
SAUDAÇÕES AMBIENTAIS
Sitio recomendado – http://www.abcdoambiente.com/