quinta-feira, maio 25, 2006

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O conceito de Educação Ambiental tem experimentado uma assinalável evolução. Inicialmente, assume um carácter naturalista, o qual integra a defesa do regresso ao passado e a recusa do desenvolvimento e do progresso. Actualmente, assume um carácter tendencialmente realista, o qual assenta na existência de um equilíbrio entre o meio natural e o homem, com vista à construção de um futuro pensado e vivido numa lógica de desenvolvimento e progresso. Neste contexto, a Educação Ambiental é aceite, cada vez mais, como sinónimo de educação para o desenvolvimento sustentável ou de educação para a sustentabilidade.
A necessidade de uma educação que tenha como finalidade a formação de cidadãos ambientalmente cultos, intervenientes e preocupados com a defesa e melhoria da qualidade do ambiente natural e humano reúne um largo consenso, tanto a nível internacional, como no nosso país. Neste sentido, a Educação Ambiental deverá constituir uma preocupação de carácter geral e permanente na implementação do processo de educação.
Em que consiste afinal a Educação Ambiental? Os próximos tópicos respondem a isto mesmo:
• Compreender a necessidade de salvaguardar os equilíbrios ambientais, como suporte da biodiversidade e da diversidade de habitats a ecossistemas, naturais ou artificiais.
• Compreender a importância da gestão conservativa dos recursos naturais, incluindo os recursos energéticos, considerando todas as suas formas de exploração, uso racional e preservação.
• Reconhecer e valorizar a importância da interdependência dos factores económicos, sociais, políticos e ecológicos, sobre os quais assenta a noção de desenvolvimento sustentável.
• Considerar de modo explícito as questões ambientais no âmbito dos processos de planeamento, ordenamento e desenvolvimento.
• Adquirir uma visão globalizante das questões ambientais, numa perspectiva sistémica e considerando as suas relações de complexidade e universalidade.
• Manifestar mudança de comportamentos, ao nível individual e social, que traduza a adopção de novas atitudes e de um novo sistema de valores, face ao reconhecimento da importância do ambiente como base da subsistência futura.
• Manifestar atitudes e opiniões de carácter crítico ou de avaliação perante problemas ambientais concretos, sugerindo soluções ou abordagens alternativas.
• Reconhecer e valorizar a qualidade do ambiente envolvente, contribuindo para a sua defesa ao nível das atitudes e comportamentos quotidianos.
• Colaborar de forma activa e responsável em acções visando a defesa e melhoria do ambiente, empreendidas por iniciativa própria ou como adesão a iniciativas alheias, contribuindo assim para a resolução dos problemas ambientais relevantes.
• Compreender a necessidade de cooperação ao nível individual, colectivo e institucional, de modo a promover as melhores soluções para a prevenção e resolução de problemas ambientais, quer estes se manifestem localmente, quer sejam de âmbito nacional ou internacional.
Desenvolver, progressivamente, uma consciência ambiental global básica que evolua no sentido do desenvolvimento de consciências ambientais mais específicas e especializadas constitui o desafio presente da Educação Ambiental e a garantia da nossa própria sobrevivência.

SAUDAÇÕES AMBIENTAIS

Site recomendado: http://www.aspea.org/ -Associação Portuguesa de Educação Ambiental

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